Importancia del NEIFRO

Historicamente, devido ao distanciamento dos centros econômicos e políticos, a Faixa de Fronteira foi marginalizada do debate e das decisões políticas nacionais, para o desenvolvimento de infraestrutura social e produtiva.

A Faixa de Fronteira caracteriza-se pela baixa densidade demográfica, municípios com baixo IDH e reiterados problemas relacionados à violência, crime organizado, tráfico de armas e drogas, exploração sexual, trabalho infantil, comércio ilegal, dentre outros.

A criação dos Núcleos Estaduais de Fronteira foi uma solicitação governo federal, com o objetivo de propor medidas e coordenar ações que visem o desenvolvimento de iniciativas necessárias à atuação do Governo Federal na Faixa de Fronteira, através da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira - CDIF/MIN. A Comissão busca o dialogo com instituições federais atuantes na Faixa de Fronteira dos Estados, visando Formular Planos Regionalizados de Desenvolvimento e Integração Fronteiriços (PDIFs).

A Articulação da CDIF/MIN com os Núcleos visa auxiliá-los no acesso aos programas federais, com potencial para atender as demandas identificadas pelos Núcleos. Com a interação permanente para a identificação de novos projetos e a busca de soluções conjuntas.